De 20 a 23 de Outubro de 2015
Jandaia do Sul - Paraná - Brasil
O ano de 2015 marcou a presença do Vale do Ivaí no mapa da Ciência e da Tecnologia brasileiras. A primeira edição do “Vale da Ciência”, evento de divulgação e popularização da cultura científica e tecnológica promovido pela Universidade Federal do Paraná – campus Jandaia do Sul, foi um sucesso. Entre os dias 20 e 23, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cerca de 2.300 pessoas de todas as idades puderam ver, sentir, cheirar, tocar e experimentar a ciência e a tecnologia desenvolvidas na UFPR, nas escolas e nas empresas da região.
A programação de mais de 40 horas de atividades abriu com uma incrível palestra sobre “a revolução tecnológica dos drones”; foi enriquecida com apresentações culturais de escolas da região; seguiu com uma diversificada mostra científica, na qual se destacou a participação dos estudantes da educação básica; contou com várias sessões sobre a história do cinema; alcançou as crianças da educação infantil com belas ações de contação de histórias; recebeu visitantes de vários municípios para dois concorridos dias de visitação ao Planetário (do Projeto Astro); e encerrou com uma linda noite de observação astronômica do céu de Jandaia do Sul.
Celebrou-se assim o Vale do Ivaí como uma região rica também em ciência e tecnologia, na qual o interesse pelo conhecimento pode contribuir para despertar negócios, vocações e sonhos científicos e tecnológicos.
Apoiadores e colaboradores do evento: MTI Aero, Maximiza Empresa Junior, Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul, Café Jandaia, Hotel Jandaia, Espaço Dançarte, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Veja as fotos do eventoO Vale da Ciência é um evento de educação, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia que tem lugar na região do Vale do Ivaí, agrupando 26 municípios de pequeno e médio porte do estado do Paraná.
O evento marca o início da participação do novo Campus da Universidade Federal do Paraná em Jandaia do Sul na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculando essa instituição a inúmeras outras que se ocupam da ciência e tecnologia na região.
Diversas atividades serão realizadas entre os dias 20 e 23 de Outubro por toda a cidade de Jandaia do Sul/PR. Entre as iniciativas, já estão confirmados um ciclo de palestras, duas sessões de cinema, atividades de contação de histórias, apresentações culturais/científicas, oficinas e observação astronômicas e visitação ao Planetário.
Além disso, o evento contará com a participação das escolas do município e região por meio de uma Feira de Ciências e dos cursos de graduação da UFPR Jandaia do Sul, os quais realizarão intervenções públicas em espaços como os supermercados e a feira do produtor.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desde 2004, promove em todo país no mês de outubro, em colaboração com entidades e instituição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. (SNCT).
Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.
A escolha do tema "Luz, ciência e vida" para a edição do ano 2015 da SNCT se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
Saiba maisA REVOLUÇÃO DOS DRONES: Pequenos robôs executam as mais críticas tarefas em diversas áreas da nossa sociedade. Como os drones estão revolucionando o mundo e quais são as tendências para os próximos anos. Uma impactante demonstração de que o futuro definitivamente chegou.
PALESTRANTE: Ricardo Matiello é fundador das empresas MTI Sistemas e MTI Aero. Desenvolveu seu primeiro sistema aos 13 anos de idade e desde então não parou mais. Formou-se em processamento de dados e posteriormente em administração de empresas, quando decidiu que queria constituir sua própria empresa. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, abriu importantes mercados de software no Brasil, como a implantação da cultura do CRM (Customer Relationship Management) e atualmente é um dos poucos especialistas na montagem, configuração e desenvolvimento de softwares para Drones e VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados). Em Julho de 2015, Ricardo Matiello ganhou um concurso mundial de fotografias aéreas, promovido pela revista National Geographic, tirando uma foto de sua cidade acima das nuvens, com um drone fabricado por ele, dentro da sua empresa, a MTI Aero.
O segundo dia do evento (quarta-feira) será marcado por uma divertida e provocadora mostra científica e tecnológica. Nessa primeira edição do Vale da Ciência, algumas escolas da cidade de Jandaia do Sul aceitaram o convite de expor seus trabalhos e brindar o público com práticas, experimentos e vivências sobre "Luz, Ciência e Vida".
Entre as atividades estão a construção de um fogão solar, uma apresentação sobre a importância da luz na vida animal, e uma vivência sobre anomalias da visão (presbiopia, hipermetropia e miopia).
Será disponibilizado aos visitantes e aos alunos do Vale do Ivaí apresentações sobre astronomia por meio do Planetário Móvel do Projeto FiBrA (UFPR - Departamento de Física), o qual realiza simulações do céu noturno. Serão ofertadas dezesseis sessões entre os dias 22 e 23 de outubro, em intervalos de uma hora. O acesso à estrutura será realizado por meio de agendamento.
Atenção! Já encontra-se disponível os horários de visitação ao planetário. Clique em no botão "Consultar agenda" para visualizar.
Realizar agendamentoEsta programação será desenvolvida em uma parceria do projeto de extensão Conta que eu Conto (UFPR-JA) com o Departamento de Educação Municipal de Jandaia do Sul. A proposta é destinada aos alunos e às alunas de 4 a 5 anos da rede pública municipal de educação infantil e contará com dois tipos de atividades.
De forma alternada, as crianças assistirão a uma contação de histórias, na Casa da Cultura, e participarão de duas oficinas desenvolvidas pelas professoras e professores de Artes e protagonizadas por seus alunos e alunas do pré II, na Escola Municipal César Lattes. As histórias selecionadas para a contação, ”mais noturnas”, falam das cores, da noite, da lua e das estrelas.
Já as oficinas, ”mais solares”, tematizam uma lenda sobre a origem da cidade de Jandaia do Sul, na qual o sol se apaixona por uma índia, a partir do teatro de sombras, e a outra, trata da formação do arco-íris que necessita de sol e chuva, sendo desenvolvida por meio do trabalho com massinha de modelar.
Como o tema do Vale da Ciência é a luz, o cinema também é luz em forma de arte.
Desde a invenção da máquina de filmar, pelos irmãos Luimére, em 1895, o cinema tem nos entretido, encantado, informado e, por que não dizer, iluminado!
No Vale da Ciência nós vamos assistir juntos filmes curtos que contam a história da luz e do cinema.
Luz que gera a vida
Será realizada uma intervenção no Asilo São Vicente de Paulo para a construção e manutenção (orientação) de uma horta orgânica comunitária. O objetivo é demonstrar como a Luz é importante para a vida (plantas). Ademais, pode-se ampliar esse projeto para o asilo participar da Feira do Produtor de Jandaia do Sul. Serão envolvidos os alunos da Engenharia de Produção e Engenharia Agrícola. Os alunos de Engenharia de Produção aplicarão o conceito de Empreendedorismo Social e os alunos de Engenharia Agrícola aplicarão Técnicas de Produção de Hortaliças.
Aplicações da Luz na Tecnologia de Alimentos
Nesta atividade serão apresentadas as aplicações da Luz na Tecnologia de Alimentos. A luz ultravioleta, por exemplo, tem sido usada nas indústrias para a esterilização de materiais, superfícies e dos próprios alimentos, reduzindo o número de micro-organismos presentes e minimizando o risco de contaminação. A luz solar é outro exemplo de aplicação da luz para a secagem e/ou desidratação de alimentos, sendo que seu uso é uma alternativa para o prolongamento da vida útil (validade) de alimentos úmidos em localidades que não contam com outros métodos de conservação (refrigeradores, por exemplo). Além disso, outras aplicações da luz na tecnologia de alimentos serão investigadas e apresentadas. O local da atividade ainda não está definido, mas procurar-se-ão parcerias com supermercados e/ou estabelecimentos comercializadores de alimentos, onde há grande movimentação de consumidores que possam se interessar pelo assunto. Sugestões sempre são bem-vindas!
Por dentro do computador: compreendendo o funcionamento de máquinas computacionais
Pessoas interagem diariamente com máquinas computacionais, como caixas eletrônicos, terminais de check-in em aeroportos, computadores e smartphones, muitas vezes sem a simples compreensão das capacidades ou recursos que cada um possui e disponibiliza. O entendimento dos conceitos básicos de máquinas computacionais vem ao encontro de necessidades comuns, como a aquisição de um dispositivo adequado a sua necessidade ou sobre como proceder quando este apresenta um problema. Esta intervenção tem o objetivo de, por meio de dioramas, apresentar componentes presentes em uma máquina computacional bem como seu funcionamento geral.
Local: Auditório Municipal de Jandaia do Sul
Apresentação de dança dos alunos do Espaço Dançarte juntamente com o CEEBJA Cecília Meireles: Os melhores momentos do cinema.
CONTEÚDO:
- Origem dos Drones e como um mercado restritamente militar chegou ao cidadão comum e às empresas.
- Legislação vigente e o papel das agências reguladoras (ANAC, DECEA, ANATEL).
- Principais Drones hoje em atividade.
- Tecnologias Embarcadas.
- Aplicações atuais e mercados potenciais.
- O que é Realidade e o que é Ficção Científica.
- O Mercado de Trabalho.
- Onde obter Treinamento e Capacitação.
- Case MTI Aero (na área de Segurança), mostrando a integração com outros sistemas, softwares desenvolvidos para este projeto, tecnologia militar embarcada e proposta para aplicação desta tecnologia nas Olimpíadas Rio 2016.
Local: Auditório Municipal de Jandaia do Sul
Apresentação de dança dos alunos do CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Cecília Meireles - Ensino Fundamental e Médio.
Apresentação de dança dos alunos da Escola Estadual Carlos de Campos - Ensino Fundamental
Encerramento do evento com sorteio de dois mini-drones, cortesia das empresas MTI Sistemas e MTI Aero.
Contação de Histórias (Casa da Cultura) e Oficinas (Escola Municipal Cesar Lattes)
Contação de Histórias (Casa da Cultura) e Oficinas (Escola Municipal Cesar Lattes)
Local: Universidade Federal do Paraná - Câmpus Avançado em Jandaia do Sul
Contação de Histórias
Esta programação será desenvolvida pelo projeto de extensão Conta que eu Conto (UFPR-JA). A proposta é destinada ao público que visitará o Planetário, sendo desenvolvida de forma paralela a tal atividade, no Ginásio Municipal de Esportes. Trata-se de uma ação de educação científica, na qual serão contadas de forma interativa algumas das histórias do livro “A menina que batizou Plutão e outras histórias extraordinárias de jovens cientistas” (Mar McCutcheon, Ed. Cosac Naify) e também o livro “Caro Einstein...” (Lynne Barasch, Ed. Cosac Naify). A ideia consiste em, de modo divertido e curioso, instigar os visitantes, principalmente os mais jovens, a se interessarem por ciência e a acreditarem e investirem em suas confabulações sobre o mundo de modo a, quem sabe até, transformá-lo radicalmente!
Contação de Histórias
Esta programação será desenvolvida pelo projeto de extensão Conta que eu Conto (UFPR-JA). A proposta é destinada ao público que visitará o Planetário, sendo desenvolvida de forma paralela a tal atividade, no Ginásio Municipal de Esportes. Trata-se de uma ação de educação científica, na qual serão contadas de forma interativa algumas das histórias do livro “A menina que batizou Plutão e outras histórias extraordinárias de jovens cientistas” (Mar McCutcheon, Ed. Cosac Naify) e também o livro “Caro Einstein...” (Lynne Barasch, Ed. Cosac Naify). A ideia consiste em, de modo divertido e curioso, instigar os visitantes, principalmente os mais jovens, a se interessarem por ciência e a acreditarem e investirem em suas confabulações sobre o mundo de modo a, quem sabe até, transformá-lo radicalmente!