De 18 a 19 de outubro de 2016
Jandaia do Sul - Paraná - Brasil
O Vale da Ciência é um evento de educação, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia que tem lugar na região do Vale do Ivaí, agrupando 26 municípios de pequeno e médio porte do estado do Paraná.
O ano de 2016 marca a realização da segunda edição do evento, em uma nova participação do Campus da Universidade Federal do Paraná em Jandaia do Sul na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No ano de 2015, cerca de 2300 pessoas de todas as idades puderam participar das atividades realizadas ao longo da semana; o evento recebeu visitantes de diversos municípios do Vale do Ivaí, incluindo estudantes de todos os níveis de ensino, empresários e pessoas interessadas em conhecer a ciência e a tecnologia desenvolvidas na UFPR, nas escolas e nas empresas da região.
Em 2016, o Vale da Ciência será realizado nos dias 18 e 19 de outubro. Entre as iniciativas previstas está a realização de Palestras, Workshops, atividades de Contação de Histórias e da Feira de Ciências, que contará com a participação das escolas do município de Jandaia do Sul e região. Além da apresentação de atividades e experimentos realizados por alunos da comunidade escolar da região e dos cursos de graduação da UFPR, serão realizadas intervenções públicas em espaços como supermercados e a feira da produtor.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Conta com a colaboração de ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de Ciência e Tecnologia e de Educação. Sua finalidade é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo eventos que realizem atividades de divulgação científica em todo o País.
Em 2016 será realizada a 13ª edição do evento, cujo tema será “Ciência alimentando o Brasil”. A temática é um “prato cheio” para a ciência e tecnologia brasileira, visto que nesse cenário o Brasil é uma das maiores potências mundiais, pois tem uma agricultura muito pautada nas tecnologias e nas pesquisas científicas.
Saiba maisCinthya C. Thom de Souza
Médica - UFPR
Alergologista e Pneumologista Pediátrica - UFPR
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - UFPR
Julianna Matias Vagula
Doutoranda em Ciências de Alimentos - UEM
Mestre em Ciências de Alimentos - UEM
Especialista em Nutrição nos Ciclos da Vida - PUC-PR
Nutricionista
Thiago Claus
Licenciado em Química - UEM
Mestre e Doutor em Química Analítica com concentração em Química de Alimentos – UEM
Diego Rodrigues Marques
Graduado em Engenharia de Alimentos – UEM
Mestre em Ciência de Alimentos – UEM
Doutorando em Ciência de Alimentos – UEM
O segundo dia do evento (19/10 - quarta-feira) será marcado por uma divertida e provocadora mostra científica e tecnológica.
Na segunda edição do Vale da Ciência, algumas escolas da cidade de Jandaia do Sul e região do Vale do Ivaí aceitaram o convite de expor seus trabalhos e brindar o público com práticas, experimentos e vivências sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016: Ciência Alimentando o Brasil.
Essa atividade foi organizada em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Jandaia do Sul. Utilizando a estratégia do Cesto do Tesouro criada por Elinor Goldschmied e recomendada pelo Ministério da Educação, as professoras dos berçários da educação infantil municipal organizarão dois momentos de brincadeira e exploração: um voltado aos legumes, verduras e temperinhos e outro às frutas. Nesses momentos, os bebês terão à disposição uma variedade de elementos para ver, tocar, cheirar e até morder! Uma deliciosa experiência que a família poderá acompanhar em posterior exibição em vídeo, na terça dia 18/10, na Palestra que será realizada no Auditório na Praça do Café às 19h00.
Em parceria com o Departamento Municipal de Educação de Jandaia do Sul, organizamos um curso para as cozinheiras da rede municipal de ensino. O programa e a aula estarão por conta do Chef Guilherme Silva e incluirá cortes mais eficientes em frutas e legumes e a introdução à técnica das esculturas. Nossa expectativa é de um dia de bastante aprendizado que se fará sentir no dia-a-dia de nossas crianças! A atividade ocorrerá na Casa da Amizade, cedida gentilmente pelo Rotary Club, no dia 17/10 às 15h30.
O Chef
Antonio Guilherme Da Silva , do nordeste brasileiro, tem formação gastronômica em cozinha regional brasileira e japonesa. Iniciou sua dedicação ao Fruit Carving em 2003 quando foi morar na cidade de Lowell no Estado de Massachusetts, dos Estados Unidos da América, tento assim seu primeiro contato com a arte de fazer escultura em frutas e legumes . Com formação em Fruit Carving pela FRUIT DECORATION COMPANY sobre a supervisão do Chef Jean Silva , brasileiro naturalizado americano e especialização com os chefs tailandeses Alex Aiko e Noi Aiko da AIKO CARVING FRUIT ACADEMY em Bangkok na Tailândia, onde morou por 9 meses . Atualmente e membro da INTERNATIONAL GROUP CHEREOGRPHERS DRAFTMAN-CARVERS in CULINARY ARTS com sede na cidade de Bucareste na Romênia. embaixador do grupo no Brasil e Secretario Geral em mais de 100 Paises , além de ser membro do BRASIL CARVING GROUP com sede em São Paulo.
Essa é uma atividade feita com muitas mãos: Departamento Municipal de Educação, Curso de Formação de Docentes (CEEBJA - "Cecília Meireles") e o Projeto de Extensão “Conta que eu Conto” (UFPR). Nossos ingredientes para sessão de contação são: “O Caso do Bolinho” de Tatiana Belinky, apresentado pela turma do 3ºAno de Formação de Docentes (Profª Ana Claúdia Jaime), uma brincadeira musical com os sons e tons da cozinha (Profª Ms. Liliam K. B. C. Rabassi), a intervenção da Sopa da Bruxa e Receita de Chef (Projeto Conta que eu Conto). A cereja do bolo é o público: crianças da educação infantil municipal (turmas da Pré escola, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental). As sessões ocorrerão dia 18/10 às 8h30min e às 13h30min no Auditório Municipal Professor Lourenço Ildefonso da Silva.
Local: Rotary Club de Jandaia do Sul
Local: Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul
Local: Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul
Local: Auditório Municipal de Jandaia do Sul
Local: Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul
Local: Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul
Local: Feira do Produtor, em frente ao Auditório Municipal
Local: Auditório Municipal de Jandaia do Sul
Local: Auditório Municipal de Jandaia do Sul
Local: Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul